quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A China, A energia Nuclear e o Comboio de Alta Velocidade

A China é hoje o país dos produtos baratos, mas não tem qualquer interesse em manter nessa posição eternamente. A China quer crescer, modernizar e entrar em segmentos de produtos e serviços mais elevados.

Para isso a China terá de encontrar vantagens competitivas que se adeqúem às suas características.
Sendo o maior país do mundo e o mais populoso tem vantagens e desvantagens próprias.

Os principais desafios que um país com estas características apresenta são a energia e a mobilidade. A China é já o maior poluente do mundo, mas ainda não consegue que a maioria dos chineses tenha electricidade em suas casas. Por outro lado, o transporte de pessoas e mercadorias dentro e fora do país é um desafio.

Note-se que a China mais que qualquer outro país necessita de bons transportes de mercadorias, visto que a sua economia está baseada em produtos.

É assim expectável que a China invista fortemente em duas coisas: Centrais Nucleares e comboios de alta-velocidade.

A energia nuclear é a única capaz de produzir as necessidades massivas que a China necessita e o comboio de alta velocidade é a forma mais eficiente de satisfazer necessidades massivas de transporte.

O comboio (ou TGV) terá de unir as zonas rurais e urbanas, será suporte para o turismo (o mundo inteiro quer conhecer a China), transporte de água, matéria-prima e produtos finais, transporte de água potável e de urânio.

Esta China terá um crescimento, progresso e desenvolvimento maior que qualquer outro país alguma vez teve.