sábado, 17 de abril de 2010

Despesa Social

Em 2001 o Estado Português gastava em Segurança e Acção Social menos de 5 mil milhões. Em 2008, gastava mais de 10, 5 milhões.

É preciso saber de prospectiva ou de economia para saber que isto não é sustentável?

quinta-feira, 15 de abril de 2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

Como Kurt Cobain derrotou a Barbie

Fez ontem 16 anos que morreu Kurt Cobain. Algumas pessoas dirão que o espírito morreu com ele, mas a influência que ele teve no nosso sentido estético prolongou-se durante os anos 90, tendo um impacto muito elevado nos nossos sentidos estéticos.

Durante os anos 80, a cultura americana era muito orientada pelo espírito Winner-Looser. Todos queriam ser os winners e aqueles que eram considerados Loosers eram marginalizados. Um estilo de roupa muit Kische, um sorriso constante e uma transmissão de auto-confiança eram a noção de cool. Nesta época tudo o que era adoptado nos EUA, era seguido por todo o Mundo, ainda que numa dimensão mais súbtil.

Os bonecos Barbie e Ken representavam o expoente máximo deste estereótipo e ensinavam as crianças a ser assim.

Os Nirvana apresentaram-se como a banda que não poderia reinar neste contexto. A sua música e estilo eram a encarnação do espírito Looser. Este contraste winner-Looser pode ainda ser visto de outras formas como direita-esquerda, expansão-introspecção, kische-irreverência ou imagem-conteúdo. Dependendo do lado de que nos encontramos temos tendência a ver esta diferença cultural.

Podemos ver como Axl Rose, também ele irreverente, mas num registo completamente diferente, muito mais associado aos anos 80, com roupas extravagantes, calções justos e um estilo muito expansivo foi completamente ultrapassado pelos Nirvana. Podemos dizer que Kurt e Axl não podiam co-existir no mesmo público.

A sociedade sofreu uma profunda alteração de valores estético-culturais, sentida sobretudo ao nível dos jovens Main-stream.

Um dos grandes casos de estudo da prospectiva ao nível da cultura é a queda da Mattel e das bonecas Barbie. A grande multinacional que vendia a boneca a preços astronómicos achava que nunca ia ser derrotada porque não conseguiu observar a profunda alteração cultural que estava a atravessar.

Mais tarde, uma pequena empresa criou as bonecas bratz que representavam a nova cultura de irreverência por oposição ao espírito de perfeição e beleza intocável da Barbie. As Bratz foram o maior sucesso e as vendas da Barbie cairam a pique.

Era de esperar que os gestores da Mattel não ouvissem Nirvana, mas não é aceitável que não estivessem atentos às mudanças culturais.
Bastava ter consultado um trend-hunter. O trabalho de um trend-hunter é estar muito atento às novas tendências, ver as novas bandas, os filmes, as formas como os jovens se vestem, como falam e quais são os seus valores estético-culturais.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Casamentos em Portugal



















Este gráfico demonstra a tendência decrescente do número de casamentos em Portugal e a tendência crescente dos divórcios.

Será que a instituição do casamento tem um fim à vista?

Por uma estimativa simples poderíamos dizer que antes de 2020 já teríamos mais divórcios que casamentos, o que não é matemáticamente possível de se manter por muito tempo.

Ainda assim as duas últimas décadas mostraram uma queda de 50% no número de casamentos, sendo que agora há quem se case 2ª e 3ª vez.

Será mesmo possível que a instituição do casamento desapareça por completo?

sábado, 3 de abril de 2010

Apresentação de um trabalho de Grupo

Este vídeo é a apresentação de um trabalho de grupo elaborado em muito pouco tempo, durante uma aula de Ferramentas de Prospectiva, integrante da pós-graduação "Prospectiva, Estratégia e Inovação" no ISEG.

A primeira fase do exercício consistia em construir um cenário projectado 40 anos no futuro, através de 5 cartas que nos eram dadas. Cada uma dessas cartas indicava uma mudança de um âmbito diferente.

Na segunda fase do cenário tínhamos que escolher uma empresa de uma lista, retirar mais 3 cartas que nos dariam: O cliente dessa empresa, um objectivo e uma condição.

No final tivemos de criar um programa de desenvolvimento para a nossa empresa, criando o objectivo, para o cliente indicado respeitando a condição e isto tudo no cenário que tinha sido criado anteriormente.

O nosso Grupo era constituído por Alice Pardal, Telmo Dourado, Ana Monteiro e por mim.
Tendo em consideração o tempo muito reduzido para fazermos o trabalho ficamos muito contentes com o resultado.





O responsável pela filmagem e pela pós-edição foi Telmo Dourado