terça-feira, 19 de julho de 2011

Comunicação entre Veículos

Conforme já tenho defendido anteriormente, a comunicação entre veículos é a funcionalidade mais desejável para conseguir que automóveis viajem sozinhos ou simplesmente evitem acidentes.

A ideia de um carro que se conduz a si próprio através da interpretação de imagem ou até de sensores não acrescenta muito condutor humano, porém a comunicação com outros veículos permite saber com antecedência quando será efectuada uma travagem ou uma mudança de direcção. Permitirá também obter informações como melhores rotas, angulos mortos e gerir prioridades.

O desafio para se obter algum sucesso neste objectivo de comunicação entre veículos, é que será necessário que a maioria deles possua mecanismos de comunicação para se conseguir extrair algum benefício dos mesmos.

De forma antecipada, os taxis do porto estão já a colocar módulos de comunicação entre veículos nas novas unidades, para que a redução de preços comece e dentro de algum tempo, seja possível lançar este objectivo.

No público, veio um artigo interessante sobre este projecto.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Como é que o Google+ tenciona bater o Facebook

Num post anterior, tinha falado sobre como o Facebook estava a mudar perdendo os adolescentes enquanto ganhava maturidade e se transformava numa ferramenta para adultos e empresas.

A nova Rede Social da Google, que se dá pelo nome Google+, encontrou uma forma muito interessante de resolver o maior inconveniente do Facebook.

A maior razão para os adolescentes se refrearem no facebook é a presença dos pais que insistem em seguir todos os passos dos seus filhos. Não menos importante é o facto de a maioria de nós querer partilhar com alguns amigos o lado mais louco, divertido ou pateta, sem com isto comprometer a ligação que tem com alguns contactos mais profissionais.

A grande característica do Google+ é a separação dos contactos por círculos. Aí podemos separar os nossos contactos entre amigos, família e contactos mais sérios, ou quaisquer outras categorias consoante desejarmos.

Assim fica resolvida a grande dificuldade que todos sentíamos no Facebook. Provavelmente este pormenor não é suficiente para derrubar o grande gigante das redes sociais, mas se alguém o é capaz de fazer é a Google.