segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Arma contra a Inteligência Artificial ?

Se você é uma das pessoas que não dormia assustado com a possibilidade de uma máquina desenvolver inteligência artificial e a vontade de dominar o mundo, já pode voltar a dormir.

Os Americanos (só podia) desenvolveram uma arma (típico) capaz de nos proteger desta ou outras calamidades: Um gerador de impulso eletro-magnético.
Quem gosta de filmes de ficção científica concerteza que já ouviu falar do EMI (Eletric Magnetic Impulse). Todas as máquinas produzem um impulso electromagnético, mas muito baixo. Já uma bomba nuclear produz um impulso eletrómagnético capaz de danificar todos os equipamentos eléctricosno seu raio de acção.

O novo brinquedo americano custa nada menos que 7.5 milhões de dólares.
Certamente que esta arma não foi criada contra a inteligência artificial. Na verdade, foi criada para um cenário de invasão. Desde a catástrofe de Nova Orleães que muitos estudos a vários níveis, como prospectiva e investigação operacional foram criados para wild cards catastróficos.
No caso dos EUA serem invadidos, o lançamento de um impulso eletrómagnético deixaria americanos e invasores sem telecomunicações o que os deixaria completamente impotentes. A situação de Nova Orleães fê-los perceber que os cidadãos americanos ao serem deparados com um cenário de catástrofe e pânico rapidamente entrariam em estado de sobrevivência.

Não deixa de ser irónico que mais uma vez, bem ao estilo americano: O Mundo está mais seguro com esta arma.

Terminator, já foste.

Sem comentários: