sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Buzz do Google

Tenho ouvido alguns "especialistas" dizerem que o Buzz do Google vem fazer frente às redes sociais.

Mas este conceito está completamente errado.

O Buzz vem fazer frente ao micro-blogging.

Vamos por passos. Redes Sociais são: Hi5, Facebook, Linkedin.... O que estas plataformas fazem é agregar contactos.

Micro-blogging é o que faz o Twitter.
Reparem que o Buzz até separa o "estás a seguir" do "quem te segue" que é uma política completamente diferente das redes sociais.

A confusão vem de que o Buzz surgiu para fazer frente ao Facebook, que é uma rede social, mas não só.
A força do Facebook é ser uma rede social, que agrega micro-blogging, partilha de videos e fotos e aplicações. Entre as aplicações encontram-se os Quizes geralmente idiotas e os jogos (o farmville e o mafia-wars).

Não há dúvida que o Facebook se tornou um gigante (com ou sem pés de barro) porque agrega um conjunto de funcionalidades. Para mim o Facebook é uma fonte de música, enquanto para outros é um local de discussão.

Mas se por um lado, de momento a tendência é agregar funcionalidades não é a agregação que vai vencer a batalha. A vitória será dada pela acessibilidade da informação.

Num contexto de excesso de informação os social geeks têm dificuldade em separar a informação fundamental do ruído, o trabalho do lazer. Entre vacas, galinhas e gangsters perdemos por vezes a informação importante.

"A má informação esconde a boa informação".

Para vencer esta batalha é necessário trabalhar o conceito de layers(camadas) de informação. Para o utilizador é fundamental que a informação mais importante esteja mais próxima, mais destacada, mais acessível.

Por exemplo, numa primeira camada está o sms, numa segunda o email e só numa terceira o micro-blogging.

O Google tem tudo para ter sucesso com o Buzz. Enquanto o Facebook se afunda em aplicações o Google tem que se manter limpo e eficiente como nos habituámos.
Juntando ao Gmail, o Buzz, os Google Docs, o Picassa e outros o Google poderá ser o primeiro a levar-nos para a virtualização de desktops, ainda que pelo caminho tenha dado alguns trambolhões como foi o google page.

Nesta guerra entre o facebook e o google temos também que ver uma coisa. É verdade que o Facebook tem muitos inscritos, mas quanto tempo passam os utilizadores efectivamente no facebook e que importância tem aquela informação para eles? Terá certamente bem menos importância que o nosso email.

Uma vantagem do Buzz seria combinar o micro-blogger com o reader de blogs. E já que o blogspot (a plataforma de blogs mais usada) é do google, faz todo o sentido usa-la para seguir os nossos blogs favoritos.

E você?
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