domingo, 3 de maio de 2009

O Preço do Petróleo II

Depois de ter analisado como varia o preço do petróleo no curto prazo importa fazer uma análise no longo prazo.

Apesar de fortes flutuações, o preço do petróleo apresenta uma tendência genérica e um comportamento que são consequência directa da sua limitação e da forma como está disponível.

Quando se tornou útil, o petróleo tinha custos de extracção baixíssimos já que se encontrava à superfície. Ao longo do tempo foi necessário escavar cada vez mais fundo. Embora a tecnologia para o fazer tenha aumentado, não evolui tão rápido que permita descer custos.

Temos assim uma tendência crescente que se verifica no longo prazo.
Contudo, existe outra razão que fez o preço do petróleo aumentar ao longo do tempo que foi o aumento exponencial do consumo.
O consumo energético é uma tendência sólida apesar de vários esforços no sentido da eficiência energética.
Esta tendência apenas poderá ser contrariada pelas energias alternativas.

Voltando aos custos de extracção, sabemos que o "fim do petróleo" seria quando o preço de extração fosse maior que o seu valor de uso. Uma vez que necessitamos sempre de energia e estamos dispostos a pagar muito por esta o que determina o ponto de cessação de uso de petróleo seria a comparação entre custo de extração e custo das alternativas.

Acrescente-se ainda que quanto mais depressa o petróleo é extraído, mais depressa o preço aumenta. Cada sucesso de energias alternativas significa que o petróleo é consumido mais lentamente e por isso sobe de preço mais lentamente e dá tempo para investir ainda mais em investigação antes de o preço chegar a preços incomportáveis.

Assim sendo, não faz sentido em falar em final do petróleo ou dizer que o petróleo será consumido até ao fim. O patamar valor/custo de extracção será atingido num valor mais baixo quanto maior for o sucesso das energias alternativas. E quanto mais baixo for esse patamar, menor terá sido o impacto que a extracção de petróleo teve no ambiente e assim como o prejuízo às economias importadoras do minério.

Consolida-se assim a importância das energias alternativas para a economia e para o ambiente.

Sem comentários: