segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Preço do Petróleo III - O conflito Exportadores/ Importadores

As duas grandes variáveis no mercado de petróleo são a quantidade do consumo e o preço do barril nos mercados internacionais.

Partindo destas 2 variáveis temos 4 cenários possíveis:
1-Pouco consumo, Preço Baixo
2-Muito Consumo, Preço Baixo
2-Pouco Consumo, Preço Elevado
4-Muito Consumo, Preço Elevado

Os países exportadores de petróleo ordenam as suas preferências de cenário da seguinte forma: 4,3,2,1
Por outro lado, os países importadores ordenam de forma oposta.1,2,3,4

Os países importadores para além de quererem preços baixos têm interesse em importar pouco petróleo para não desequilibrar a sua balança comercial e preocupam-se também com, em certa medida, com as questões ambientais.

Por um lado, a Maior preocupação tanto de uns países como dos outros é o preço, mas a única variável sobre a qual têm algum controlo é sobre a quantidade. Os países exportadores podem subir o preço, mas sabem que ao fazê-lo promovem o desenvolvimento de energias alternativas.

Já os países importadores têm todo o interesse em utilizar energias alternativas visto que ao reduzirem o consumo reduzem também o preço, especialmente se trabalharem em acordo global. No fundo, os acordos ambientalistas globais funcionam como uma contra-força económica à OPEP.

Este “conflito” torna-se mais nítido quando se analisa que alguns conflitos internacionais ou possíveis situações emergentes (Ex: EUA vs Irão) se encontram de lados opostos da bancada. Os EUA têm noção que quando compram petróleo, mesmo que não o façam ao Irão, estão a fazer subir o preço do petróleo nos mercados internacionais e assim estão a armar o seu inimigo.

Sem comentários: