Na generalidade das
sociedades modernas a Inovação é vista como algo positivo e a maioria dos
indivíduos fala da sua importância.
Mas na prática, enquanto
algumas sociedades tendem a seguir essa cultura, na maioria delas, esta é
profundamente criticada.
A inovação sustenta-se
sempre em dois lados: o da produção e a do consumo. Uma cidade ou país que
tenha as pessoas mais criativas, mas não tenho quem consuma o que é novo,
acabará a marginalizar ou, no mínimo, ignorar o seu potencial criativo. Cidades
criativas como Nova Iorque, Londres ou Barcelona têm um vasto público de early
adopters.
Os early adopters são
pessoas que pela sua natureza, gosto ou curiosidade estão sempre à procura de
algo novo. Talvez porque queiram ser diferentes, estar na moda ou simplesmente
se fartem muito rapidamente de tudo o que é velho. São estas pessoas qua
alimentam e sustentam a inovação e frequentemente são simultaneamente criadores
e consumidores das novas tendências.
Numa sociedade menos
inovadora, as pessoas que seguem a moda tendem inclusivamente a ser mal vistos
pelos demais, que os acusam de serem seguidores. Nada pode estar mais errado
que a afirmação que as pessoas com gosto pela moda sejam seguidores. Na verdade
a moda é o culto dos pioneiros, daqueles que querem estar na frente e que
procuram a novidade, alinhando sistematicamente em novas tendências.
É verdade que existem
pessoas que estão muito longe das influências sociais, não seguindo o que é
antigo nem o que é novo. Mas, por norma, estas pessoas sofrem de alguma
patologia, pois a cultura e a influência social é um elemento fundamental na
construção de personalidade. Mesmo que mais tarde, essas pessoas venham a ser
reconhecidas como génios incompreendidos, no seu tempo eles não conseguiram
integrar-se e certamente sofreram muito com isso.
Os demais de nós, que não
seguem a moda nem são completamente alheados do processo de aculturação apenas
precisam de mais tempo para adoptar as novidades. Estes são os conservadores
culturais ou resistentes à mudança que apenas adoptam novos hábito quando eles
estão profundamente enraizados ao ponto de os considerarem “normais”.
Convém aqui chamar a atenção que existe um sector onde até as sociedades mais conservadoras tendem a seguir a inovação. É o sector das tecnologias, onde o que alimenta o desejo do novo não é a mudança de gostos, mas sim o desejo de consumir mais. Esta é certamente a área menos nobre do early adoption
Mas se está errado chamar
os fãs da moda de seguidores, também não está correcto colocar os conservadores
num patamar de inferioridade.
A evolução do Ser Humano
e da sociedade necessita dos dois: daqueles que se aventuram sistematicamente
em coisas novas e daqueles que nos avisam e que mantêm alguma estabilidade social.
É deste equilíbrio que resulta a evolução
Contudo, numa fase em que
a Inovação é palavra de ordem e factor de competitividade é natural que a
cultura do Novoísmo sobresaia.
O Novoísmo é a tendência recentemente
detectada por cada vez existirem mais consumidores atrás do que é novidade.
Face ao explicado anteriormente, não será difícil perceber esta tendência,
especialmente se a isto juntarmos uma economia extremamente turbulenta com
níveis de competição internacional nunca antes vistos.
Ainda que esta cultura
não afecte todos os consumidores, esta é uma época de oportunidades para todas
as marcas de constante inovação ou para as novas empresas que entram com
abordagens, gostos ou estratégias diferentes e inovadoras. Às marcas estabelecidas
fica a decisão cada vez mais difícil de entrar nessa corrida da inovação ou
tentar manter uma linha coerente com o passado.
Esta tendências não
significa que toda a gente siga mais a moda, porque haverá sempre muitos que
gostam de manter os seus hábitos. Nem significa que os early adopters sigam
mais a novidade, porque esses sempre o fizeram.
O que significa é que
cresce o culto da moda e cada vez existem mais early adopters.
1 comentário:
Excelente texto. Eu mesmo tenho comportamento conservador em alguns aspectos e inovador em outros. Talvez seja uma pessoa equilibrada a final rs.
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